Portfólio | Suítes Paulistanas | Música Clássica

 

Home » Sobre (Autor e site)


Alberto Viana, paulistano, 33 anos, formou-se em 2006 em Desenho Industrial (Comunicação Visual). Trabalha na área de Tecnologia da Informação há 14 anos, dedicando sempre que possível à arte e a ilustração.

Contato: aperfumo@yahoo.com.br

Portfólio

Os primeiros trabalhos como autodidata (1995-2000) são, em sua maioria, reproduções de fotografias e obras clássicas, feitas com um pirógrafo que ganhou aos quatorze anos.

A partir de 2000, passou a morar em São Paulo, dedicando-se basicamente à sua profissão (Tecnologia da Informação). Surge assim uma série de caricatos breves, anônimos ou inventados, feitos nos pequenos intervalos do expediente, que mais tarde chamaria de Pausas de trabalho.

Com o passar dos anos, estes skecthes, cada vez mais simplificados, mas ainda expressivos, revelariam um pouco do seu contrastante cotidiano, além de uma visão "melancoirônica" de alguns percalços da vida.

É neste sentido que, ao lado dos maestros, garçons e balcões dos botequins, passando por personagens comuns do dia a dia, encontra-se uma singela satirização da vida competitiva e da busca exagerada pelo sucesso profissional, observada, especialmente, nos caricatos engravatados do mundo dos negócios.

Atualmente, após mais de uma década de intervalo artístico, busca retomar a sua antiga paixão, a partir de uma arte livre e pessoal.

Centro de São Paulo

Aos vinte anos, transferido a trabalho para sua cidade natal, iniciou sua vida independente morando no centro, próximo à então desvalorizada Praça Roosevelt. Logo nos primeiros dias, percebeu que estava em um lugar único, movimentado, repleto de história e tradições, principal reduto artístico e cultural de São Paulo. Germinava ali uma forte ligação por toda região central e suas peculiaridades, fossem boas ou "ruins".

Impressões e experiências vividas como morador e admirador da região, despertavam a cada dia o objetivo serem expressadas artisticamente.

Em 2012 criou Suítes Paulistanas, blog que descreve o seu olhar sobre os lugares que fazem parte de seu cotidiano.

Valorizar os lugares conhecidos, mas sobretudo, retratar de maneira pessoal a atmosfera do centro de São Paulo: a história presente, o conhecido e o despercebido, o excêntrico e o comum, o popular e o erudito. Do "submundo" ao requintado, a multidão de solitários, felizes ou infelizes, personagens de uma vida geométrica, representáveis nas retas de cada janela, de cada construção - ou de cada calçada.

A música

Sem músicos na família e sem o conhecimento de execução de qualquer instrumento, a paixão pela música erudita está somente na audição e no estudo de sua história. As primeiras obras foram conhecidas por volta dos seis anos: os concertos de Tchaikovsky (Op. 23 e 35), e a música de câmara do barroco Telemann.

Atualmente possui uma coleção com cerca de 180 compositores, 4500 músicas de 1400 peças (Catálogo pessoal).

Entre as obras que considera "patrimônio cultural" estão o Concerto para violino e as Sinfonias nos. 3 e 9 (Beethoven), A sagração da primavera (Stravinsky), a Sinfonia no. 10 (Ameríndia) e os Choros nos. 11 e 12 (Villa-Lobos) e, o Adagio da Sinfonia no. 10 (Mahler).

O site

Em 1998 surgiu a idéia de divulgar a "música clássica", despertando o interesse através da vida e obra dos compositores. Em 2001, foi publicada a primeira versão (hoje descontinuada), que conseguiu um destaque na Revista da Web!, edição de maio/2001.

Em 2005 veio a primeira reformulação do site, com mais informações e novo visual. Utilizando recursos de programação, o site tornou-se mais padronizado e funcional.

Inúmeras pesquisas foram realizadas e o trabalho pôde, enfim, ser retomado e publicado em 2009, com o endereço www.classicos.art.br, que seria substituído por www.albertoviana.net (2013), versão com o mesmo conteúdo musical, porém mais voltada a divulgação de seus trabalhos artísticos.

Links recomendados


Olhar geométrico do centro de São Paulo
» Sobre (Autor e site)
 Catálogo pessoal de obras eruditas
 Clássicos selecionados



Clássicos - albertoviana.net (2000-2013)