Portfólio | Suítes Paulistanas | Música Clássica

Compositores
História da música
Instrumentos
Dicionário
Intérpretes
Clássicos populares
Sobre
Contato

 

Home » Música clássica » Compositores


Rui Coelho nasceu em Alcácer do Sal (Portugal) em 2 de março de 1892. Fez os seus estudos no Conservatório de Lisboa, tendo posteriormente aprofundado composição, em Berlim, com Bruch e Schönberg. R.Coelho morreu em maio de 1986.




Toda a sua obra temática, marcadamente nacional, abrange os mais variados gêneros desde a ópera ao lied e da música sinfônica à música de câmara e bailado. A crítica não tem sido pacífica relativamente à qualidade das suas obras sob o ponto de vista estilístico e estético. Apesar de tudo revela-se um compositor profícuo e, dentre as inúmeras obras, salientamos as seguintes:

13 óperas - Belkiss, Inês de Castro, Rosas de todo ano, Soror Mariana, Auto da barca do inferno, Inês Pereira, Tá mar, Entre giestas, O cavaleiro das mãos irresistíveis, O rouxinol cativo, Auto do berço, Crisfal e D. João IV; Sinfonias camonianas (5), poemas sinfônicos, suítes, 2 oratórias - Fátima e Oratória da paz -, 2 sonatas para piano e violino, um trio para piano, um quarteto para cordas, 7 bailados - A princesa dos sapatos de ferro, A feira, Alfama, Rainha Santa, D. Sebastião, Bailado do encantamento e Bailado da ribeira -, diversas peças para música vocal e para piano e ainda algumas harmonizações de canções populares portuguesas. Paralelamente, a sua atividade desenvolveu-se também através de críticas musicais em diversos periódicos.


 Compositores (A-Z), Período, Países
 Cenários do Modernismo
 Compositores modernos
 Compositores portugueses, etc.



Clássicos - albertoviana.net (2000-2013)