Portfólio | Suítes Paulistanas | Música Clássica

Compositores
História da música
Instrumentos
Dicionário
Intérpretes
Clássicos populares
Sobre
Contato

 

Home » Música clássica » Compositores


Niels Gade nasceu em Copenhague (Dinamarca), em 22 de fevereiro de 1817. Depois de ter começado como violinista, aos 16 anos, atraiu a atenção musical com uma abertura sinfônica, Ecos de Ossian, que foi impressa pela nova Muiskforeningen de Copenhague e publicada, pouco depois, por Breitkopf. A sua Sinfonia n.º 1 atraiu a atenção de Mendelssohn, que se encarregou da primeira audição no Gewandhaus de Leipzig (1843).

Pouco depois, Gade foi nomeado professor do Conservatório de Leipzig e diretor da orquestra de Gewandhaus. De regresso a Copenhague, tornou-se chefe da Musikforeningen e participou, com Hartamann e Paulli, na fundação do Conservatório Real. Gade morreu em Copenhague, em 21 de dezembro de 1890.




A obra de Gade foi profundamente influenciada pela música de Mendessohn, mas permanece original porque está impregnada do folclore dinamarquês. Isto é verdade, sobretudo, no que respeita ao primeiro terço desta obra que contém as composições mais interessantes. Escreveu 3 bailados, música de cena, numerosas cantatas profanas (entre elas, a célebre Everskud), 8 sinfonias, aberturas, música de câmara, encantadoras peças para piano.


 Compositores (A-Z), Período, Países
 Cenários do Pós-Romantismo
 Compositores pós-românticos
 Compositores dinamarqueses, etc.



Clássicos - albertoviana.net (2000-2013)