Portfólio | Suítes Paulistanas | Música Clássica

Compositores
História da música
Instrumentos
Dicionário
Intérpretes
Clássicos populares
Sobre
Contato

 

Home » Música clássica » Compositores


Ernest Bloch nasceu em Genebra (Suíça) em 24 de julho de 1880. Foi aluno de Jacques-Dalcroze (Genebra), Ysaye (Bruxelas), Knorr (Franckfurt). De 1915 a 1930 foi preofessor em vários conservatórios dos Estados Unidos, onde se estabeleceu definitivamente em 1938, depois de algumas temporadas na França e na Suíça. Bloch morreu em Portland (Estados Unidos) em 15 de julho de 1959.




A sua música, muito pouco conhecida na Europa - com exceção, talvez, da Itália e da Inglaterra - é apreciada, sobretudo, nos Estados Unidos. A maior parte da obra de Bloch encarna as paixões e as aspirações sagradas da alma judia. Mas a sua linguagem musical, moderna e muito pessoal, não sucumbe aos atrativos de um judaísmo formal baseado na utilização sistemática de melodias hebraicas mais ou menos autênticas. É isso que garante a sua universalidade.

Escreveu a ópera cômica Macbeth (1910), Serviço sagrado para barítono, coro e orquestra, os Salmos XXII, CXIV, CXXXVII - Israel, para uma voz e orquestra, sinfonia com 2 sopranos, 2 contraltos e baixo, Shelomo para violoncelo e orquestra, Concerto Grosso para cordas e piano, um concerto para violino, 5 quartetos para cordas, 2 sonatas para piano e violino.


 Compositores (A-Z), Período, Países
 Cenários do Modernismo
 Compositores modernos
 Compositores suíços, etc.



Clássicos - albertoviana.net (2000-2013)